Do mesmo modo que coloco que nossa mídia e classe dominante
são atrasadas e sem ideia, podemos conferir que as indústrias no que tange em
manter seus lucros também o são. Ambos não inovam em suas estratégias, simplesmente
as adaptam às novas tecnologias.
Nossa mídia republica as capas de seus jornais desde os anos
50, para conseguirem o intento de mais um Golpe no país. A indústria, no geral
também. Na década de 90, a então existente revista “Atenção”, em um de seus
números, tem como matéria principal, as cinco grandes empresas que dominavam o
mundo da comunicação. Eram elas, Disney, Sony, Metro, General Eletric e a
WestHouse (duas grandes de energia). Porque elas passaram a ser donas dos meios
de comunicação ou, ter tentáculos em jornais e outros meios? Como tudo passa
por dinheiro, fica fácil a explicação. Primeiro você passa a dominar os meios
com o poder da publicidade. Publica matérias a meu favor ou sobre o que é bom
para minha empresa e, faço publicidade em suas páginas ou televisão. Assim
funciona a democracia de mercado.
Alguns exemplos expostos nas páginas da Atenção: 1 –
manipulação do índice de nicotina nas propagandas de cigarro, em especial do
cigarro Marlboro – do cowboy que morreu de câncer no pulmão. Depois de muita
pressão e adiamentos, os diretores das empresas confessam que manipulavam os
índices de nicotina. As manchetes foram de elogios aos delinquentes, pela
coragem de terem confessado o crime, eram homens honrados. 2 – Vazamento de
petróleo no Alaska. O navio Exxon Valdez vaza o seu petróleo e forma a maré
negra. Mata várias espécies animais, em especial peixes e pássaros marinhos e
causa uma enorme destruição ambiental. Prejuízo de milhões de dólares ao
ambiente e economia local. Como foram as manchetes? Elogios à empresa pelo
pronto atendimento a um desastre mais que anunciado. 3 – E General Eletric e
Wasthouse? Para combater a crescente onda ecológica contra a energia nuclear,
passaram a ser donas ou “acionistas” dos jornais e, aos poucos, as notícias
foram sumindo das páginas.
Recentemente tivemos a Monsanto – aquela que doou as
sementes suicidas de milho para o Haiti como ajuda humanitária após os
terremotos. O povo sabiamente as jogou ao mar. Também temos o caso da Fox News,
que demitiu e processou dois de seus jornalistas por terem feito um
documentário denunciando a Monsanto. Ela aplicava hormônios no gado leiteiro na
busca de produtividade aumentada. Gado e quem bebessem do leite ficavam
cancerosos. Olha o que um diretor da Fox falou ao casal de repórteres: “Ora, nós acabamos de fechar
um negócio publicitário de milhões com a Monsanto, agora vocês querem pôr no ar
um programa que denuncia a Monsanto!?!” Podem assistir essa
e outras denúncias no documentário canadense “Corporation”.
Agora, temos a nossa Coca-Cola que, além de
seu poder econômico, passa a financiar estudos científicos e táticas de
publicidades interligadas. Algo como: Tome Coca-Cola, acorde cedo para correr,
fazer ginástica e terá uma vida saudável. Quer nos convencer que a vida
saudável passa por tomar Coca Zero????
Senhores, senhoras e os/as, A manipulação da
mídia em nossos corações e mentes, existem há anos. O problema é até quando vão
acreditar que Regulamentação da Mídia (não só financeira) é censura?
Te Abraço,
Sérgio Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário