“mesmo aqueles de nós que saíram das fronteiras do mundo acadêmico e
tentaram falar com o exterior não se comprometeram o suficiente para encontrar
formas adequadas para se comunicar com um grupo mais amplo de pessoas. Continua-se
confiando demais no código, dando por descontado que as pessoas sabem ou
entendem coisas que muitas delas não sabem e não entendem. Não é o suficiente”.
O que você não deveria fazer depois deste ano tão desanimador?
Três grandes tentações serão sentidas, em diferentes graus, dependendo das
pessoas. Vou chamá-las de quietismo, aquiescência e emulação.
Quietismo
Comecemos pelo quietismo. Significa, substancialmente, renunciar
a tentar dialogar com o mundo em geral. Significa encurvar-se sobre si mesmo.
Significa se concentrar na própria especialização. Se você é economista,
significa voltar a escrever ensaios que serão lidos por algumas centenas de
pessoas e renunciar a qualquer tentativa de fazer com que essa palavra chegue
ao mundo mais amplo. Pelo menos no que se refere a mim, essa é uma tentação
muito forte.
Quero contar-lhes o que eu fiz no domingo passado. Eu tinha um
editorial para escrever, mas decidi que precisava esclarecer algumas coisas na
minha cabeça e, depois, talvez escrevê-las para outros. Então, passei algumas
horas muito agradáveis lendo artigos acadêmicos e, depois, abraçado no meu
velho amigo Fred (Fred está para “Federal
Reserve Economic Data”, um site fantástico para encontrar
estatísticas.)
Foi uma experiência maravilhosamente relaxante, calmante, um
pouco o equivalente nerd de assistir vídeos de gatinhos no YouTube (eu também
faço isso, aliás). Em suma, foi ótimo.
Obviamente, as pessoas vão continuar fazendo coisas desse tipo.
Vão continuar trabalhando nos seus mundos específicos, trabalhando em coisas
que não são necessariamente destinadas a atingir um público de massa. Ao
contrário, a maioria das pessoas vai fazer isso: nem todos podem tentar, ou
deveriam tentar, influenciar a opinião dos não especialistas, dos não adeptos
aos trabalhos.
Eu acho que, no fim, mesmo se você for a pessoa mais
introvertida e acadêmica do mundo, para todos nós, a justificativa última
daquilo que fazemos é fazer algo que vai mudar o mundo, que vai melhorar as
coisas.
Se você ler a obra-prima de um economista extremamente influente
como John Maynard Keynes, a “Teoria
Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, que é um livro
notoriamente difícil (é um trabalho duro até mesmo para os economistas de
profissão), você vai ver que, no fim, ele fornece uma autojustificação. Por que
ele escreve esse livro que, com efeito, é dirigido a um público de adeptos aos
trabalhos, sabendo que os políticos não vão lê-lo? Porque as ideias importam,
dizia. “Os homens práticos, que se acreditam imunes a qualquer influência
intelectual, geralmente são escravos de algum economista já falecido. Os
líderes loucos, que ouvem vozes vindas do ar, destilam sua exaltação de algum
escrevinhador acadêmico de alguns anos atrás.” Em suma, as ideias vêm e vão
pelo mundo. Mas o que acontece se os líderes loucos destilam a sua exaltação de
um site de mentiras gerido por São Petersburgo? Qual o papel, nesse caso, para
o raciocínio aprofundado?
Bem, a menos que se acredite que existe um canal que permite que
o saber acadêmico penetre no mundo real, todo o esforço é bastante desanimador.
Por isso, é o caso de continuar trabalhando duro para tentar estabelecer essa
conexão. Das várias coisas que eu estou falando, o quietismo é a tentação que
exerce a maior atração em mim: mas também é uma tentação à qual eu não quero
ceder.
Aquiescência
Vocês já estão vendo, não é mesmo? Se um conjunto de ideias têm
sucesso politicamente, isso significa que alguma validade elas devem ter. Há
alguns intelectuais que são centristas de profissão: se há duas inclinações, a
verdade deve estar sempre no meio; e, se há extremismo, deve ser, por força,
igualmente extremo, independentemente do contexto.
Vocês certamente estão vendo muitos que já começam a encontrar
subterfúgios para defender que o presidente [Trump] e os seus colaboradores
mais próximos devem ter alguma razão. O problema dessa atitude, naturalmente, é
que o fato de ter o poder não torna certo aquilo que você diz, o fato de ter o
poder não decide onde está a verdade. Só porque algo funcionou bem, isso não
significa que possui qualquer validade.
Vocês devem aferrar com força os seus princípios. Não devem
acreditar que o seu lado está sempre certo (certamente não é o caso), não devem
acreditar que são infalíveis (absolutamente não é o caso), mas devem acreditar
que os instrumentos da razão – tentar compreender realmente como o mundo
funciona e tentar basear a sua visão de como o mundo deveria ser sobre essa
compreensão – não são influenciados pelos destinos políticos. Vocês devem
continuar acreditando nisso. Se vocês cederem a essa tentação, renunciem ao
próprio sentido da existência de vocês.
Emulação
O que acabamos de ver, e não é a primeira vez, é que ideias
simplistas, completamente erradas, funcionaram muito bem. Que aqueles que
afirmam coisas simplistas, facilmente refutáveis, não pagam nenhum imposto. E
que ter uma narrativa forte, mesmo que totalmente falsa, aparentemente funciona
melhor do que ter uma narrativa sofisticada, mas pouco convincente. Talvez,
então, deveríamos fazer a mesma coisa?
Nesse ponto, eu deveria fornecer exemplos correspondentes para o
outro lado do espectro político, mas a verdade é que não há nada de realmente
comparável. E aqui voltamos a uma das coisas que eu dizia antes sobre os
centristas de profissão: é uma espécie de axioma pelo qual duas partes do debate
político devem necessariamente ser simétricas, mas não é assim. Simplesmente há
uma enorme diferença.
Quando ouço as pessoas dizerem: “Se introduzirmos os deveres de Trump e abraçarmos o protecionismo, vai se
desencadear outra depressão que irá destruir milhões e milhões de postos de
trabalho”, eles estão dizendo algo que não é validado pela análise econômica. O
argumento de que o protecionismo destrói postos de trabalho não é aquilo que
dizem os manuais de economia (e eu escrevi vários manuais de economia). Aquilo
que os manuais dizem é que o protecionismo reduz a eficiência e nos torna mais
pobres no longo prazo. Eles não dizem que vai destruir muitos postos de
trabalho. Porém, vê-se muita gente – que deveria saber dessas coisas –
propagando análises alarmistas.
A Moody’s publicou uma análise sobre os efeitos
da política comercial de Trump que é chocante na sua falta de fundamentos. Não
é que o modelo econômico esteja errado, é justamente que ele não está baseado
em nada, em nenhum modelo que qualquer pessoa possa utilizar para qualquer
coisa. Eles simplesmente fabricaram uma história ali para assustar as pessoas
contra os efeitos da política comercial. E é uma tentação que eu entendo.
Alguém pode dizer: “Você vai pagar um preço quando vierem à tona as coisas que
você disse que estavam erradas”, mas, nos últimos meses, a verdade é que não
vimos ninguém pagar preço algum por dizer coisas inexatas. Existem muitos
outros exemplos como esse e, em alguns casos, provavelmente muito mais graves.
Vocês devem lembrar por que estamos lutando realmente. Eu tenho
valores, uma preferência política: há coisas que eu quero ver realizadas. Eu
quero uma sociedade que seja mais benevolente para com os infelizes, que
conforte os aflitos e aflija os ricos, e não o contrário. Quero uma sociedade
aberta, em muitos sentidos.
Mas há algo maior do que a simples questão do que vai acontecer
com a política fiscal, com os programas sociais ou com o salário mínimo.
Tornou-se cada vez mais evidente que, embora a luta de fundo, obviamente, seja
entre direita e esquerda (entre um Estado concebido como a serviço da
oligarquia e um Estado concebido como protetor), ela é também, em certo nível,
uma luta entre aqueles que querem defender o Iluminismo e aqueles que querem
destruí-lo.
A honestidade intelectual é um valor fundamental. Vocês não
devem começar contando mentiras nobres, porque sacrificariam aquilo que vocês
são. Não se escondam no seu jardim. Não comecem a encontrar truques para
defender que coisas insensatas, no fim das contas, têm sentido.
O que
fazer?
Mesmo aqueles de nós que saíram das fronteiras do mundo
acadêmico e tentaram falar com o exterior não se comprometeram o suficiente
para encontrar formas adequadas para se comunicar com um grupo mais amplo de
pessoas. Continua-se confiando demais no código, dando por descontado que as
pessoas sabem ou entendem coisas que muitas delas não sabem e não entendem. Não
é o suficiente.
O pior de tudo é quando se sobe na cátedra, quando se defende
algo aproveitando-se da própria autoridade. Eu não acho que já tenha feito isso
ou, pelo menos, tento evitá-lo. Pediram-me para assinar diversos
abaixo-assinados sobre os terríveis efeitos das políticas de Trump.
Eu tinha uma desculpa: o New York Times não me permite fazer coisas desse
tipo. Mas o fato é que essa estratégia é incrivelmente ineficaz. Ela
simplesmente não funciona: não nestes Estados Unidos, não
nesta fase da nossa civilização. Dizer “eu sou um especialista, acreditem em
mim” simplesmente não funciona.
Mas, mesmo para além disso, a tentação de ficar calmo e não se
esforçar para traduzir abstrações em coisas mais concretas, que as pessoas
possam compreender, é muito grande. E devemos combatê-la. Uma forma para
combatê-la, também aqui, é evitar não só o jargão técnico, mas também certos
modos de enquadrar a questão que são de difícil compreensão.
Há muito tempo, quando eu estudava para o mestrado, o meu
orientador na época, o falecido Rudi Dornbusch, dizia
que, quando se escreve para um público genérico, não é preciso começar dizendo:
“Tomemos uma economia pequena e aberta…”. É preciso dizer: “Na Bélgica…”.
Ora, eu não quero ser aquele que simplesmente diz: “Faça o que
eu faço. Todos deveriam ser como eu”. Eu também fiz um exame de consciência, e
uma coisa que é importante e que eu não faço, e que não é natural para mim
fazer, é individualizar, focar a atenção nas histórias de pessoas individuais.
Realmente não é o meu estilo. Eu não sou aquele tipo de pessoa que vai para
outro país e encontra um artigo local que, coincidentemente, diz exatamente as
coisas que eu penso. Eu também não sou aquele tipo de pessoa que faz jornalismo
in loco e encontra uma família que foi afetada pelo problema. E há um motivo
pelo qual eu não faço isso: sempre me irritou, e continua me irritando, quando
os políticos fazem um discurso e dizem: “Deixem-me contar sobre a família
Garcia”. Mas eles fazem isso por uma ótima razão: fazem porque é a maneira pela
qual a maioria das pessoas se relacionam. É preciso ir para o lado pessoal, e é
uma coisa que os intelectuais públicos também devem encontrar a maneira de
fazer.
Outra coisa que vocês devem fazer é focar o assunto. Não
significa que vocês devem renunciar aos seus padrões, mas vocês devem se
perguntar: o que é que funciona? Há pessoas que é preciso persuadir, há uma
tese a ser defendida: como fazemos isso? E que pontos precisam ser postos em
relevo? As pessoas têm pouco tempo e um intervalo de atenção limitado, e se
distraem facilmente se vocês começarem pela tangente. Vocês devem manter o
foco.
Recentemente, eu participei de um evento com o ex-deputado
democrata Barney Frank sobre a possibilidade de novos
progressos na reforma das finanças, e acabou-se discutindo se havia esperança
de salvar alguma coisa. Barney disse uma coisa muito afiada sobre a comunicação
política: “Devemos nos comprometer em dizer a verdade e nada além da verdade,
mas não necessariamente toda a verdade. Às vezes, ela é uma distração”.
Para mim, ele tem razão. Vocês devem focar o assunto. E, acima
de tudo, levar adiante rixas com os seus colegas e querer passar por cima dos
outros são sempre uma coisa feia, mas, nesse contexto, são um pecado capital.
Aqui, não se trata de vocês, trata-se do mundo.
Continuem insistindo. A minha avó, que às vezes falava um inglês
excêntrico, sempre dizia que “Roma não foi construída da noite para o
dia”. Vocês devem ter paciência e aceitar que, em muitas ocasiões, não
conseguirão vencer a discussão, pelo menos não imediatamente. Indivíduos
péssimos vão ganhar as eleições, pessoas que dizem bobagens totais vão chamar a
atenção de quem está no poder e talvez vão conseguir persuadir grande parte da
opinião pública. Mas isso não significa que vocês não podem fazer a diferença
em sentido positivo, se persistirem. Vocês simplesmente devem perseverar. Vocês
devem ter a pele dura e estar preparados para reviravoltas. Vocês também devem
estar preparados para receber muitos ataques pessoais.
Continuem promovendo a vida da mente como um caminho, pelo
menos, para uma possível melhoria da vida em geral. As forças que acabamos de
ver são algo que aqueles que prestavam atenção sabiam que existiam, mas se
revelaram mais fortes do que se imaginava. Provavelmente, será uma longa noite.
Se eu lhes pareço calmo e reconciliado, vocês estão muito enganados. Não passa
um dia, certamente não passa uma noite sem que eu atravesse uma fase de
pessimismo e de pânico. Mas vocês devem fazer o seu dever.
Em tudo isso, o papel do raciocínio aprofundado e a tentativa de
fazer com que esse raciocínio aprofundado chegue a um público mais amplo e mais
inteligente será mais essencial do que nunca. Talvez, daqui a dez anos, vamos
pensar novamente neste discurso e diremos: “Nossa, como estávamos deprimidos. Mas,
no fim, tudo correu bem”.
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