Um dos conceitos-chave para entender a obra de Marx é o conceito
de “alienação”. É um conceito do Marx jovem, porque da forma como é colocada no
Capital ele é um conceito incompleto. Na sua maturidade, Marx trocou o uso do
termo “alienação” pelo composto processual mais explicativo que é “opressão” ou
“exploração”. É um suposto afirmado não pontualmente, mas em toda a obra de
Marx que à toda alienação sobrevém a opressão e exploração que é o motivo de
alienar.
Sacar alguém das suas amarras materiais, ideológicas, culturais
– enfim – amarras que permitem que os homens se situem no tempo o no espaço é
jogá-lo no vazio. Isto é alienação. Mas deixar o homem no vazio não é o
objetivo, até porque ele ali não sobrevive sequer como ente produtivo. O
objetivo final de todo o processo de alienação é o uso físico inescrupuloso
para gerar valor, o uso ideológico do ser por um impostor intelectual que o
coordena e o uso político do cidadão por uma classe a qual ele não pertence.
Marx nos seus “Manuscritos econômicos e filosóficos” de 1844, mostra cinco
etapas da alienação que ocorrem dentro do sistema capitalista. Primeiro, o
homem seria alienado da natureza em função do trabalho. Vive o dia e não o sol,
a noite e não a Lua, nas palavras belas de Toquinho e Belchior. Quantos de nós
hoje, saímos pela manhã para trabalhar, nos enfiamos num ônibus ou trem, depois
numa fábrica ou escritório e na volta outro trem até que não se percebe que não
se viu o Sol o dia inteiro?
A segunda e terceira formas de alienação seriam a alienação de
si e de seus próprios desejos. Não sabemos mais o que realmente queremos, tudo
é ditado pelo consumo e pela propaganda. Se conseguimos saber o que queremos,
não nos parece viável, afinal “temos que trabalhar”. As pessoas falam da
sexta-feira como um momento de alforria. É quase uma libertação de escravos
toda a semana. Mas a empolgação da sexta esconde o ocaso de nós mesmos nos
outros dias. “Seja feliz no trabalho”, “ache o que gosta de trabalhar”, “seja
produtivo” e tudo mais dito hoje com nome de “coaching”, que no fundo é uma
super-alienação em looping. No fim, esquecemos de nós, da família, do que nos
dá prazer e nos deixa feliz. Em troca, produzimos para alguém, sobrevivemos e
tomamos boletas para que quimicamente possamos entorpecer nossa alma.
Todas estas três primeiras formas estão presentes e arraigadas
no nosso dia-a-dia. Provocando imensas dificuldades em termos de saúde. Mudando
nossa anatomia, fazendo com que vivamos menos, mas criando mercado para a
indústria farmacêutica, para a televisão, redes sociais ...
Contudo, o mais apavorante são as duas últimas formas de
alienação.
Marx disse que a quarta forma de alienação era a alienação
quanto à sua espécie. O homem deixaria de se reconhecer como homem. A classe
opressora se veria como algo mais do que homem. Talvez melhores, talvez mais
“meritórios”. Talvez o dinheiro seja um signo do sucesso per se. Quem tem mais
é porque fez e tem condições de fazer melhor. Como se fosse decorrência lógica
inafastável do sistema capitalista premiar os “melhores de nós”. A classe
oprimida se veria como inumanos, não dignos de postularem-se semelhantes. O
fato de não ter dinheiro, indicaria, na cabeça destes alienados (tanto dos
oprimidos quanto dos opressores), que eles são incompetentes, que não valem
para a sociedade.
Temos seitas de pastores inteiros convencendo as pessoas desta
nefasta e absurda ideia “em nome de Cristo”.
Quando vi a queda do prédio em SP, e a forma como uma elite
mesquinha e ignorante tratava as pessoas-vítimas, vi o conceito de alienação de
Marx. Nem vou falar de Dória ou Covas que são arremedos mal-feitos de
humanidade incapazes de qualquer raciocínio mais elaborado e qualquer crítica
da sua situação no mundo. Se fossem críticos e inteligentes, e – de repente –
acordassem para a sua situação, certamente poriam fim nas próprias vidas, ao
contemplarem diretamente sua pequenez e suas vilanias.
A agressão e ofensa aos pobres é o reconhecimento, por conta da
completa ignorância, de que existem duas espécies de seres: uma que trabalha e
tem dinheiro e a outra vagabunda que precisa ser “dedetizada por fogo”, como li
– com ânsia – nos portais da grande mídia. Um bombeiro, cujo nome gostaria de
saber, calou a boca de uma repórter inepta. Ao ser perguntado sobre caráter
ilegal da ocupação respondeu, ao vivo, “não estou aqui para discutir
legalidade, mas para salvar vidas”.
O golpe alienou a sociedade brasileira. Hoje, uma parcela
acredita-se superior aos humanos. E este quantum de superioridade alcança
inclusive suas Santidades Togadas, que já se enxergam como profetas a guiarem
seu rebanho pelo deserto da corrupção, rumo à Terra Prometida.
Marx ainda falava numa quinta forma de alienação. Seríamos
afastados da noção de humanidade como um coletivo social. Não apenas no sentido
biológico como o caso da quarta forma, mas do sentido de humanidade como
construto histórico-cultural. Nosso passado não seria mais importante, nosso
futuro tampouco. Nosso presente seria marcado pela noção imediatista da
sobrevivência mesmo que por sobre os outros seres. A palavra “irmão” não teria
mais sentido num mundo em que o individualismo é a chave da sobrevivência.
Achille Mbembe, filósofo negro camaronês, fala do “fim da era da humanidade”.
Para Mbembe, estamos entrando num momento em que toda significação pelo que
tantos morreram nos séculos anteriores será desconstruída. O mundo será
refundado sem os valores que nos trouxeram até aqui, como espécie e como
sociedade.
Marx e Mbembe explicam o absurdo de São Paulo.
E eu fico com os pobres que, mesmo alienados, não têm culpa de
sua alienação. Choro de raiva e de dor ao ver que nem mais respeitam o legado
de Cristo, o homem. Se a era do humanismo vai acabar, vai me consumir junto. E
eu temo muito pelos meus filhos.
Ser humano hoje no Brasil é sentir dor todos os dias. Imposta por
pessoas que estamos quase desistindo de tentar salvar. E enquanto choramos a
decadência moral deles, vamo-nos nos convencendo de que eles não têm mais
salvação. Ao deixarmos de acreditar, vamos morrendo também.
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