domingo, 23 de agosto de 2015

A Coca Cola apoiaria Regulamentação da Mídia?

Do mesmo modo que coloco que nossa mídia e classe dominante são atrasadas e sem ideia, podemos conferir que as indústrias no que tange em manter seus lucros também o são. Ambos não inovam em suas estratégias, simplesmente as adaptam às novas tecnologias.

Nossa mídia republica as capas de seus jornais desde os anos 50, para conseguirem o intento de mais um Golpe no país. A indústria, no geral também. Na década de 90, a então existente revista “Atenção”, em um de seus números, tem como matéria principal, as cinco grandes empresas que dominavam o mundo da comunicação. Eram elas, Disney, Sony, Metro, General Eletric e a WestHouse (duas grandes de energia). Porque elas passaram a ser donas dos meios de comunicação ou, ter tentáculos em jornais e outros meios? Como tudo passa por dinheiro, fica fácil a explicação. Primeiro você passa a dominar os meios com o poder da publicidade. Publica matérias a meu favor ou sobre o que é bom para minha empresa e, faço publicidade em suas páginas ou televisão. Assim funciona a democracia de mercado.

Alguns exemplos expostos nas páginas da Atenção: 1 – manipulação do índice de nicotina nas propagandas de cigarro, em especial do cigarro Marlboro – do cowboy que morreu de câncer no pulmão. Depois de muita pressão e adiamentos, os diretores das empresas confessam que manipulavam os índices de nicotina. As manchetes foram de elogios aos delinquentes, pela coragem de terem confessado o crime, eram homens honrados. 2 – Vazamento de petróleo no Alaska. O navio Exxon Valdez vaza o seu petróleo e forma a maré negra. Mata várias espécies animais, em especial peixes e pássaros marinhos e causa uma enorme destruição ambiental. Prejuízo de milhões de dólares ao ambiente e economia local. Como foram as manchetes? Elogios à empresa pelo pronto atendimento a um desastre mais que anunciado. 3 – E General Eletric e Wasthouse? Para combater a crescente onda ecológica contra a energia nuclear, passaram a ser donas ou “acionistas” dos jornais e, aos poucos, as notícias foram sumindo das páginas.

Recentemente tivemos a Monsanto – aquela que doou as sementes suicidas de milho para o Haiti como ajuda humanitária após os terremotos. O povo sabiamente as jogou ao mar. Também temos o caso da Fox News, que demitiu e processou dois de seus jornalistas por terem feito um documentário denunciando a Monsanto. Ela aplicava hormônios no gado leiteiro na busca de produtividade aumentada. Gado e quem bebessem do leite ficavam cancerosos. Olha o que um diretor da Fox falou ao casal de repórteres: “Ora, nós acabamos de fechar um negócio publicitário de milhões com a Monsanto, agora vocês querem pôr no ar um programa que denuncia a Monsanto!?!” Podem assistir essa e outras denúncias no documentário canadense “Corporation”.

Agora, temos a nossa Coca-Cola que, além de seu poder econômico, passa a financiar estudos científicos e táticas de publicidades interligadas. Algo como: Tome Coca-Cola, acorde cedo para correr, fazer ginástica e terá uma vida saudável. Quer nos convencer que a vida saudável passa por tomar Coca Zero????

Senhores, senhoras e os/as, A manipulação da mídia em nossos corações e mentes, existem há anos. O problema é até quando vão acreditar que Regulamentação da Mídia (não só financeira) é censura?

Te Abraço,

Sérgio Mesquita