quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Mito ou Mico: o que poderá acontecer quando a realidade vier à tona?


Antes de começar o texto, precisa-se explicar o termo “Mito”. O que será feito aqui de forma resumida. Qualquer dúvida ou necessidade mais explícita, pesquisem.

O Mito foi muito utilizado pelos gregos, para explicar fatos da realidade ou eventos da natureza, ainda não comparados cientificamente. O Mito também é usado incorretamente, para decifrar crenças comuns sem fundamentos objetivos ou científicos. Nseta linha temos os Deuses do Olimpo, Minotauros, Centauros, Sacis, Mulas sem cabeças e também fatos históricos podem se transformar em Mitos.

Um Mito muito estudado, é o Mito da Caverna, descrito por Platão em sua obra “A República”:

“(...) Nesta narração, Platão nos convida a imaginar uma caverna onde dentro existem humanos que nasceram e cresceram dentro dessa mesma caverna. Eles nunca saíram, porque se encontram presos no seu interior. Os habitantes da caverna estão de costas voltadas para a sua entrada. Fora da caverna, existe um muro alto que separa o mundo exterior da caverna. Os homens existentes no mundo exterior mantêm uma fogueira acesa, e os ruídos que fazem podem ser ouvidos dentro da caverna. De igual forma, as suas sombras são refletidas na parede no fundo da caverna, e os seres humanos acorrentados, vêm as sombras e pensam que elas são a realidade.
Em seguida, Platão pede que imaginemos que um dos seres humanos acorrentados consegue fugir da caverna, subir o alto muro e passar para o outro lado, descobrindo que as sombras que antes via, vinham de homens como ele. Além disso, descobriu também a natureza que existia do outro lado do muro. Platão discursa então sobre o que esse homem fará com essa nova realidade e o que poderá acontecer se ele resolver voltar para a caverna, contando aos outros que a vida que estão vivendo é na realidade um engano. Poderá acontecer que os outros homens o ignorem completamente, ou no pior dos casos, que o matem, por considerarem que ele é um louco ou mentiroso.
Através desta alegoria, Platão nos remete para a situação que muitos seres humanos vivem, num mundo de ilusão, e presos por crenças errôneas, preconceitos, ideias falsas, e por isso vivem em um mundo com poucas possibilidades, assim como os homens na caverna. (...)[i]

A questão que coloco é como o Bolsonaro e seus seguidores penetram sempre mais fundo na “caverna” e insistem ficar de costas para a realidade, apesar de toda a cientificidade disponível ao alcance de todos. O que os cegam?

A fogueira da humanidade é alta, os sons dos muitos avisos de perigo são altos, no Brasil e no exterior. Mas o mito (minúsculo sim) e seus “fieis” insistem ficar de costas para a realidade e, com certeza, como exposto no texto, eliminarão aqueles que poderiam mostrar-lhes a luz da realidade.

Sérgio Mesquita
Secretário de Formação do PT-Maricá/RJ

[i] https://www.significados.com.br/mito/