sexta-feira, 2 de setembro de 2016

JANAÍNA FOGE DA RESPONSABILIDADE, CULPA DEUS E COBRA DE TEMER! MAS QUEM RECEBEU OS R$ 45.000,00?

O que pensar de um processo e de sua representante legal, quando ao final do embate, antes mesmo do resultado final – que todos já sabiam qual, Janaína, a advogada de acusação nega os louros ainda vindouros?
Talvez a certeza da grande farsa que foi o processo, aliada a grande atuação da presidenta, então como ré no mesmo.

Acredito que todos esperavam aquela Dilma insegura, sem muita coordenação ao falar. Mas assistimos uma presidenta tranquila, focada e firme em suas respostas. Mesmo quando atacada em sua honra, exigia o respeito merecido e derrubava as argumentações, uma a uma. Ao final de horas de depoimento, nas alegações finais – como nos filmes, assistimos sim, uma advogada de acusação, de novo perder o prumo e a misturar justiça e religião. Tenta tirar o foco dela ao introduzir Deus como o verdadeiro responsável pelo processo de impeachment. Quer dizer que Deus se mobilizou para salvar Cunha, Temer, Aécio e todos os demais deputados e senadores envolvidos na Lava Jato? Salvar Temer de um processo de impeachment e outros de corrupção? Ao final das dezenas de milhares páginas de processo, páginas da lava Jato, Deus se levanta de seu trono, e silenciosamente sem trovões e estardalhaços, sussurra na orelhinha da Janaína...”diz que fui eu”. E assim se fez. Deus foi quem permitiu a existência do processo de impeachment,  e não aqueles que após quatro derrotas consecutivas, tentam retomar o governo. Deus é o “cabra da peste” (no sentido pejorativo) que cansou das “bondades” sociais experimentadas no Brasil desde 2002. “Que se faça o processo”, disse Ele. A emenda pior que o soneto.

É fato, que o coitado do Deus, vem ao longo dos séculos e, muito antes dos séculos (os XXI reconhecidos) recebendo a culpa de tudo que aconteceu e acontece no mundo. Esquecemos nós, que somos nós, os humanos, que temos o tal do livre arbítrio e, em vez de assumi-lo, colocamos a culpa de nossos atos em Deus, quando sabemos sê-los de nossa responsabilidade. Janaína na realidade foi mais uma covarde entre tantos outros e outras que desfilam por esse mundo.

E pelo exposto acima, é que prefiro a explicação de Machado de Assis quanto às atitudes de Deus:Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento”.  Mas notem... mesmo Machado, ciente da força de sua sentença, perdoa nossa humanidade ao culpar o Diabo. Mesmo Machado, finge ignorar o livre arbítrio.

Não Janaína, você recebeu R$ 45 mil do partido do CANDIDATO DERROTADO para iniciar a farsa. Assuma suas responsabilidades. Não cobre do golpista o que você já recebeu de paga.

Sérgio Mesquita

Secretário de Formação do PT-Maricá