sábado, 17 de abril de 2021

Dia do Índio: o que comemorar?

 Em tempos não pandêmicos, com certeza, nossas escolas estariam pintando nossos alunos como indiozinhos civilizados, todos de bem com a vida. Quando sabemos que estas datas, criadas inicialmente como resistência, como uma satisfação mal dada para os poucos índios que ainda nos restam, como as demais datas, foram apropriadas pelo sistema, e acabaram se transformando em incentivo as compras.

Dia do Índio, da Árvore, da Água, do Zumbi, da Liberdade de Religião, do LBGT..., enfim, do que representa o cuidado com a vida, com o ser humano, com a justiça e a igualdade, devem ser considerados, comemorados e todos os “ados” que se pensar. O que não deve continuar, a exemplo das lutas identitárias (necessárias), é continuarmos “comemorando” isoladamente. Como se o Índio não dependesse da Água, da Floresta e vice-versa. Como dependem também cada morador da cidade, o Agricultor Familiar, o Mateiro, o Seringueiro, o Castanheiro, a Agricultura Orgânica e, para não alongar – dependemos todos nós.

Nós, independente de cor, credo, do Sul maravilha ou do Norte, somos os que deveríamos assumir o papel de cuidadores da senhora Natureza ou sermos suas babás. Nunca seus algozes ao destruir florestas, mananciais e envenenarmos nossas plantações a serviço de uma ínfima parcela da população.

Corremos o risco de sobrar para gente, o mesmo papel do Jacarandá, como nos ensina Jatobá em seu poema Matança: Parece até mentira que o Jacarandá / Antes de virar poltrona, porta, armário / Mora no dicionário, vida eterna, milenar.

O que queremos para nós e nossas crianças? Sermos um futuro verbete em um dicionário?


Sérgio Mesquita
Diretório PT-Maricá

quinta-feira, 15 de abril de 2021

 

PQP – Legitimar Bolsonaro coisa nenhuma – eles querem é a Amazônia!

 

Segundo matéria da excelente Eliane Brum no El País[i], Biden e Bolsonaro estão em conversas secretas sobre a Amazônia. Deixando muitas das ONGs, Associações e etc. preocupadas com os possíveis desvios do dinheiro a ser investido e, estar o presidente americano sujando suas mãos ao negociar com o ser mais desqualificado e despreparado, colocado na presidência de um país. Venhamos e convenhamos...

Comecemos por esclarecer quatro pontos:

·        Biden foi um dos articulistas que representou os interesses dos EUA na derrubada da Dilma e da criação da Lava Jato e a consequente eleição do “coiso”. Não tem nada de bonzinho e de estar sendo enganado.

·        Os governos democratas dos EUA sempre foram os que pior agiram para com o Terceiro Mundo, hoje conhecido como Países em Desenvolvimento. O DEMOCRATA Kenedy, idolatrado por muitos, foi quem deu a ordem “tirem Goulart do Brasil”. A ditadura foi projeto democrata americano. Fato que não qualifica em nada os Replubicanos.

·        Como a Base de Alcântara, Bolsonaro está entregando a Amazônia e suas riquezas para os EUA, em nome das mudanças climáticas. Esse é o verdadeiro interesse americano, mais um território, explícito ou disfarçado, não interessa para eles.

·        Nenhum governo democrata ocidental, se pronunciou oficialmente quanto as posturas integristas e golpistas da familícia (exceção para a pandemia). Pelo contrário, continuam comprando nossas riquezas a preço de banana e, agora nossas terras e águas. As Corporações agradecem.

Vamos assistir a mais essa entrega sem nada fazer? Se o dinheiro não for desviado e entrar na conta tudo bem?


Há Braços.
Sérgio Mesquita

Transformar em imperdoável o que hoje é aceitável
Delcio Teobaldo

https://brasil.elpais.com/opiniao/2021-04-14/biden-ameaca-sujar-as-maos-com-bolsonaro.html